Eco Design, Notícias

AS MARCAS DE DESIGN ESTÃO MAIS ECOLÓGICAS!

A busca por produtos e processos de fabrico mais ecológicos parece ser uma tendência entre marcas de design. Tal acontece porque o mercado procura, cada vez mais, por soluções sustentáveis e também porque começa a haver uma maior responsabilidade social e ambiental por parte das empresas.

A LZF é talvez uma das marcas de iluminação mais ecológicas. Todos os seus candeeiros são fabricados em folha de madeira com certificação FSC, a madeira utilizada é proveniente de “florestas geridas”, o que implica não haver destruição de florestas para a criação dos produtos da marca. O produto mais nocivo a que recorrem é a cola de contacto, uma vez que, o seu processo de fabrico é completamente manual e simples, composto por: corte, perfuração e colagem.

Os Jardins interiores da GREENAREA são outro exemplo de produto ecológico, que permite estarmos em contacto com a natureza num espaço interior como a nossa casa, a empresa onde trabalhamos, ou os restaurantes que frequentamos. As plantas e líquens que compõem este tipo de jardins sofrem um processo de preservação completamente ecológico, a liofilização. Graças a este processo, os jardins não necessitam de manutenção, não é necessário regar ou borrigar e mesmo assim, o jardim mantém o aspecto flexível e o aroma que são comuns aos jardins exteriores naturais.

KETTAL, uma das mais conceituada marca de mobiliário exterior, presente nos jardins e espaços exteriores dos mais importantes grupos hoteleiros espalhados por todo o mundo, para além do compromisso com a qualidade e longevidade dos seus produtos, assume o compromisso com a proteção do meio ambiente. A marca usa tintas ecológicas e recicláveis e madeira protegida ao abrigo da certificação Perhutani.

O Logo ecodesign é uma demonstração do compromisso da BELTÁ&FRAJUMAR com a proteção do meio ambiente. Este símbolo está presente em modelos onde se aplicam materiais e processos de fabrico que visam ter cuidados com o meio ambiente, como por exemplo:

. Almofadas de espuma de poliuretano e azeite de soja

. Colas feitas com componentes à base de água em vez de dissolventes derivados do petróleo.

Através de uma política de gestão ambiental, a empresa controla se os objetivos e estratégias a pôr em prática cumprem com o factor ecologia. BELTÁ&FRAJUMAR é certificada pela Bureau Veritas com a ISO 14001 e pela Fundação Espanhola da Madeira com a certificação de empresa comprometida com boas práticas em matéria de ecoinovação através do desenvolvimento de prototipos baseados em ecodesign. A marca acredita que é responsabilidade de todos cumprir as necessidades sociais, económicas e ambientais responsável pelas gerações futuras.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *