LZF . GREENAREA . KETTAL . BELTÁ & FRAJUMAR

candeeiro-em-folha-de-madeira-lzf

 

A busca por produtos e processos de fabrico mais ecológicos parece ser uma tendência entre marcas de design. Talvez porque o próprio mercado está mais exigente ou porque há uma maior responsabilidade social e ambiental por parte das empresas.

 

LZF é talvez uma das marcas de iluminação mais ecológicas. Todos os seus candeeiros são fabricados em folha de madeira com certificação FSC, a madeira utilizada é proveniente de "florestas geridas", o que implica não haver destruição de florestas para a criação dos produtos da marca.

 

O produto mais nocivo a que recorrem é a cola de contacto, uma vez que, o seu processo de fabrico é completamente manual e simples, composto por: corte, perfuração e colagem.

 

Os Jardins interiores da GREENAREA são outro exemplo de produto ecológico, que permite estarmos em contacto com a natureza num espaço interior como a nossa casa, a empresa onde trabalhamos, ou os restaurantes que frequentamos.

 

As plantas e likens que compõem este tipo de jardins sofrem um processo de preservação completamente ecológico, a liofilização. Graças a este processo, os jardins não necessitam de manutenção, não é necessário regar ou borrigar e mesmo assim, o jardim mantém o aspecto flexível e o aroma que são comuns aos jardins exteriores naturais.

 

KETTAL, uma das mais conceituada marca de mobiliário exterior, presente nos jardins e espaços exteriores dos mais importantes grupos hoteleiros espalhados por todo o mundo, para além do compromisso com a qualidade e longevidade dos seus produtos, assume o compromisso com a proteção do meio ambiente. A marca usa tintas ecológicas e recicláveis e madeira protegida ao abrigo da certificação Perhutani.

 

BELTÁ&FRAJUMAR, marca de sofás, de renome no mercado, também tem vindo a demonstrar uma grande preocupação ambiental relativamente aos materiais utilizados e ao processo de fabrico.

 

O símbolo ecodesign está presente em alguns modelos da marca, onde se aplicam materiais e processos de fabrico que visam ter cuidados com o meio ambiente. Nestes produtos, as almofadas dos sofás são constituídas por espuma de poliuretano e azeite de soja e as colas são feitas à base de água em detrimento de solventes feitos a partir de petróleo.

 

jardim-vertical-liofilizado-greenarea-wood-sushicoleção-mesh-kettalloft-1